Somos Pais Encarregados de Educação e levamos a sério a nossa tarefa. Acreditamos na "aliança educativa" porque da boa relação Pais-Professores nasce a Escola de qualidade que desejamos para os nossos filhos!
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Assembleia Geral de Pais
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Crianças com falta de regras
Os números preocupam os responsáveis dos serviços de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC): cerca de metade das crianças que ali acorrem revelam ausência total de regras.
Ao não ter regras as crianças vivem uma constante angústia por não saberem quais os limites que devem ter. Além disso são desorganizadas e não aceitam as contrariedades que forem surgindo ao longo da vida, não sabendo qual o seu papel na sociedade. Estas são as conclusões apresentadas por Beatriz Pena, administradora do serviço de Pedopsiquiatra do CHC e também presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, durante o debate «O papel da Autoridade», que iniciou o III Ciclo de Palestras do Município de Cantanhede.
A especialista reforçou que esta situação é catastrófica para o desenvolvimento da criança que deixa de obedecer tornando-se insuportável. Para os pais é cada vez mais difícil impor autoridade, não sabendo dizer “não” às crianças. Mas nem se apercebem que é pior não dizer “não” do que sim.
A pedopsiquiatra garante que as regras começam na família, sendo importante que os mais novos aprendam as regras no seu “espaço de segurança” e que já tenham aprendido a aceitar as contrariedades e conheçam o seu espaço na sociedade antes de entrar na escola.
in Revista Pais&Filhos