Os pais debatem-se muitas vezes com várias questões relativas aos TPC: devo ajudar o meu filho na realização dos TPC? Como o posso fazer? Uma outra questão que se pode colocar é: deve a escola esperar colaboração dos pais para a realização dos TPC? As sugestões que se seguem poderão contribuir para clarificar algumas ideias nestes domínios. Que colaboração pode ser dada pelos pais na realização dos TPC?Quando um professor marca TPC, não deve esperar que os pais possam ajudar na sua realização, já que muitos deles não dominam os conteúdos programáticos. A colaboração dos encarregados de educação pode ser solicitada através de tarefas que apelem à interacção dos alunos com eles. Eis alguns exemplos: - entrevistas aos encarregados de educação sobre assuntos relacionados com o programa de Estudo do Meio; - recolha de provérbios, lengalengas ou contos tradicionais, na disciplina de Português, dos vários níveis de ensino; - entrevistas aos pais ou aos avós sobre acontecimentos históricos vivenciados por eles (25 de Abril, por exemplo), na disciplina de História; - registos de medições de consumos diversos (electricidade, água, etc.), a partir dos quais poderão ser colocadas e resolvidas várias situações problemáticas na disciplina de Matemática. Estes trabalhos valorizam os conhecimentos da família e envolvem-na directamente na vida escolar dos jovens, reforçando os laços entre ela e a escola. A colaboração dos pais torna-se muito importante para o desenvolvimento da motivação para o estudo. Ela constrói-se mais facilmente num ambiente em que a escola é valorizada e em que os jovens sentem que as suas responsabilidades de estudante são consideradas importantes. Por isso todos os reforços positivos, dados no momento certo, são decisivos para a construção da auto-estima e para o desenvolvimento da motivação. Os pais têm um papel muito importante na criação das condições ambientais adequadas ao estudo. Poderão, em conjunto com os filhos, tentar determinar quais são os factores de distracção (se eles tiverem dificuldade em se concentrar) e ajudar a eliminá-los. Alguns desses factores são: televisão ligada, brinquedos no local de estudo ou interrupções pelos irmãos mais novos. Às vezes são os próprios pais que interrompem o estudo, para pedir aos filhos que façam recados. Esta prática deve ser evitada. Os recados devem ser remetidos para o fim do período de estudo. Só assim se pode evitar a quebra de rendimento provocada por uma interrupção dessas. Quando os pais dominam as matérias de ensino, devem ter cuidado com a forma como a explicam aos filhos. É preciso não ceder à tentação de quase fazer os trabalhos de casa por eles enquanto vai explicando. É necessário levá-los a pensar e a descobrir por eles. Às vezes é o processo de resolução da tarefa que não está correcto e basta levar o jovem a tomar consciência disso. É o que acontece com alunos que, tendo exercícios para fazer, partem logo para a sua resolução, sem terem estudado a matéria primeiro. Assim vão faltar-lhes os instrumentos para a resolução da tarefa. Numa tal situação, o encarregado de educação pode ajudar o jovem a tomar consciência de que o processo de estudo não foi correctamente desenvolvido. Pode ajudá-lo a ver onde falhou e a encontrar alternativas e motivação para prosseguir. Algumas perguntas que eles poderão colocar aos jovens são: - Fizeste uma revisão à matéria ou começaste logo a fazer o exercício? - Essa ficha tem uma parte informativa? Leste-a? Compreendeste-a? - Há exemplos de exercícios idênticos ao que não percebeste? Leste os exemplos? Tentaste resolvê-los e autocorrigi-los antes de fazeres esse exercício? É frequente os alunos dizerem aos pais que não têm TPC ou que já os fizeram todos. No recreio, antes da entrada para as aulas, funcionam verdadeiras 'cooperativas de realização de TPC', sendo a técnica utilizada a tradicional cópia. Por isso, na aula, aparecem dezenas de trabalhos absolutamente iguais, a que nem os erros acrescentam um toque de originalidade. Para evitar estas práticas, os pais poderão pedir aos seus filhos que tragam sempre os TPC apontados no caderno diário. Depois basta consultar o caderno diário e verificar se os trabalhos anotados já estão feitos. O desenvolvimento da autonomia dos jovens no seu estudo é um processo crescente. Se no 1.º ciclo as tarefas pedidas para casa são completamente estruturadas pelo professor, no 2.º ciclo, com a existência de várias disciplinas, já cabe ao aluno estruturar o seu horário de estudo, contemplando essas disciplinas. Quanto mais velho for o aluno, mais autonomia lhe será pedida na realização das tarefas, que poderá mesmo acabar por ser completamente definida por ele próprio. A colaboração e o encorajamento dos pais, ao longo de todo o percurso, é muito importante para que este processo de conquista da autonomia se desenvolva eficazmente. Armanda Zenhas| 2010-10-20 em Educare.pt |
Somos Pais Encarregados de Educação e levamos a sério a nossa tarefa. Acreditamos na "aliança educativa" porque da boa relação Pais-Professores nasce a Escola de qualidade que desejamos para os nossos filhos!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Como ajudar os filhos nos TPC
Devem os pais ajudar os filhos nos TPC? E a escola, deve esperar a colaboração dos pais nestas tarefas?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário