Os pais debatem-se muitas vezes com várias questões relativas aos TPC: devo ajudar o meu filho na realização dos TPC? Como o posso fazer? Uma outra questão que se pode colocar é: deve a escola esperar colaboração dos pais para a realização dos TPC? As sugestões que se seguem poderão contribuir para clarificar algumas ideias nestes domínios. Que colaboração pode ser dada pelos pais na realização dos TPC?Quando um professor marca TPC, não deve esperar que os pais possam ajudar na sua realização, já que muitos deles não dominam os conteúdos programáticos. A colaboração dos encarregados de educação pode ser solicitada através de tarefas que apelem à interacção dos alunos com eles. Eis alguns exemplos: - entrevistas aos encarregados de educação sobre assuntos relacionados com o programa de Estudo do Meio; - recolha de provérbios, lengalengas ou contos tradicionais, na disciplina de Português, dos vários níveis de ensino; - entrevistas aos pais ou aos avós sobre acontecimentos históricos vivenciados por eles (25 de Abril, por exemplo), na disciplina de História; - registos de medições de consumos diversos (electricidade, água, etc.), a partir dos quais poderão ser colocadas e resolvidas várias situações problemáticas na disciplina de Matemática. Estes trabalhos valorizam os conhecimentos da família e envolvem-na directamente na vida escolar dos jovens, reforçando os laços entre ela e a escola. A colaboração dos pais torna-se muito importante para o desenvolvimento da motivação para o estudo. Ela constrói-se mais facilmente num ambiente em que a escola é valorizada e em que os jovens sentem que as suas responsabilidades de estudante são consideradas importantes. Por isso todos os reforços positivos, dados no momento certo, são decisivos para a construção da auto-estima e para o desenvolvimento da motivação. Os pais têm um papel muito importante na criação das condições ambientais adequadas ao estudo. Poderão, em conjunto com os filhos, tentar determinar quais são os factores de distracção (se eles tiverem dificuldade em se concentrar) e ajudar a eliminá-los. Alguns desses factores são: televisão ligada, brinquedos no local de estudo ou interrupções pelos irmãos mais novos. Às vezes são os próprios pais que interrompem o estudo, para pedir aos filhos que façam recados. Esta prática deve ser evitada. Os recados devem ser remetidos para o fim do período de estudo. Só assim se pode evitar a quebra de rendimento provocada por uma interrupção dessas. Quando os pais dominam as matérias de ensino, devem ter cuidado com a forma como a explicam aos filhos. É preciso não ceder à tentação de quase fazer os trabalhos de casa por eles enquanto vai explicando. É necessário levá-los a pensar e a descobrir por eles. Às vezes é o processo de resolução da tarefa que não está correcto e basta levar o jovem a tomar consciência disso. É o que acontece com alunos que, tendo exercícios para fazer, partem logo para a sua resolução, sem terem estudado a matéria primeiro. Assim vão faltar-lhes os instrumentos para a resolução da tarefa. Numa tal situação, o encarregado de educação pode ajudar o jovem a tomar consciência de que o processo de estudo não foi correctamente desenvolvido. Pode ajudá-lo a ver onde falhou e a encontrar alternativas e motivação para prosseguir. Algumas perguntas que eles poderão colocar aos jovens são: - Fizeste uma revisão à matéria ou começaste logo a fazer o exercício? - Essa ficha tem uma parte informativa? Leste-a? Compreendeste-a? - Há exemplos de exercícios idênticos ao que não percebeste? Leste os exemplos? Tentaste resolvê-los e autocorrigi-los antes de fazeres esse exercício? É frequente os alunos dizerem aos pais que não têm TPC ou que já os fizeram todos. No recreio, antes da entrada para as aulas, funcionam verdadeiras 'cooperativas de realização de TPC', sendo a técnica utilizada a tradicional cópia. Por isso, na aula, aparecem dezenas de trabalhos absolutamente iguais, a que nem os erros acrescentam um toque de originalidade. Para evitar estas práticas, os pais poderão pedir aos seus filhos que tragam sempre os TPC apontados no caderno diário. Depois basta consultar o caderno diário e verificar se os trabalhos anotados já estão feitos. O desenvolvimento da autonomia dos jovens no seu estudo é um processo crescente. Se no 1.º ciclo as tarefas pedidas para casa são completamente estruturadas pelo professor, no 2.º ciclo, com a existência de várias disciplinas, já cabe ao aluno estruturar o seu horário de estudo, contemplando essas disciplinas. Quanto mais velho for o aluno, mais autonomia lhe será pedida na realização das tarefas, que poderá mesmo acabar por ser completamente definida por ele próprio. A colaboração e o encorajamento dos pais, ao longo de todo o percurso, é muito importante para que este processo de conquista da autonomia se desenvolva eficazmente. Armanda Zenhas| 2010-10-20 em Educare.pt |
Somos Pais Encarregados de Educação e levamos a sério a nossa tarefa. Acreditamos na "aliança educativa" porque da boa relação Pais-Professores nasce a Escola de qualidade que desejamos para os nossos filhos!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Como ajudar os filhos nos TPC
Devem os pais ajudar os filhos nos TPC? E a escola, deve esperar a colaboração dos pais nestas tarefas?
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Abertura do período de inscrição de listas para os órgão sociais
Avisam-se os associados que pretendam constituir uma lista para os Órgãos Sociais da Associação, que esta deve se entregue até ao dia 28 de Outubro de 2010.
A Assembleia Geral para eleição dos Órgãos Sociais para o ano lectivo 2010/2011 decorrerá no dia 5 de Novembro de 2010 pelas 21h, no salão nobre da Junta de Freguesia.
A lista pode ser entregue na escola em carta dirigida à Associação de Pais ou enviada por correio electrónico para apajieara@gmail.com.
Segue informação referente à Lista A.
A Presidente da Assembleia
Fernanda Martins
Lista A
Assembleia Geral | |
Presidente | Patrícia Ferreira |
Secretário | Ilda Couto |
Secretário | Fernanda Martins |
| |
Conselho Executivo | |
Presidente | Susana Pereira |
Vice-presidente | Filipa Gomes |
Tesoureiro | Severino Araújo |
Secretário | Joaquim Pinto |
Vogal | Maria Alice Almeida |
| |
Conselho Fiscal | |
Presidente | Orlanda Silva |
Vogal | Rui Ferreira |
Vogal | Violeta Moreira |
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Convite
No próximo Sábado todos os Pais estão convidados a tomar o pequeno almoço na escola.
Esta é uma iniciativa inserida no plano anula de actividades da Saúde Escolar. Cada escola participante terá produtos à venda na sua barraquinha. As verbas resultantes desta feira de Outono reverterá para a própria escola, para financiar as visitas de estudo.
Não deixe de passar, compre as suas frutas e legumes na barraca de Riba de Ave!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Os cartazes que o vento levou!
Estes são os cartazes reivindicativos elaborados durante a ultima reunião de portas abertas, na passada sexta.
Infelizmente o temporal de Domingo levou-os, restando agora apenas as fotos para testemunhar este trabalho de todos os pais que pedem melhores condições na nossa escola.
Veja AQUI todos os cartazes.
Infelizmente o temporal de Domingo levou-os, restando agora apenas as fotos para testemunhar este trabalho de todos os pais que pedem melhores condições na nossa escola.
Veja AQUI todos os cartazes.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Comunicado
A UAP-Pedome (União das Associações de Pais do agrupamento de Escolas de Pedome) decidiu na passada semana, enviar o seguinte comunicado à imprensa, dando assim voz aos protestos dos Pais de várias escolas do nosso agrupamento. Ficou ainda definido que, caso não sejam resolvidos os problemas, convocaremos todos os representantes de Pais das turmas de todas as escolas para em conjunto decidirmos novas formas de luta.
Reunidos em Assembleia Extraordinária no dia 21 de Setembro, os membros da UAP-Pedome (União das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Pedome) fizeram o ponto de situação do arranque deste novo ano lectivo.Os problemas diagnosticados levaram a assembleia a decidir, por unanimidade, fazer esta denúncia pública. A insegurança e precariedade que se vive em alguns dos estabelecimentos de ensino é tal que os pais estão dispostos a tomar medidas drásticas se não for rapidamente encontrada uma solução.
No inicio do mês de Julho, a Equipa de Apoio às Escolas (DREN), alterou o horário de funcionamento da EB1 de Lagoços em Bairro e da EB1 da Avenida em Riba de Ave. Estas duas escolas funcionavam ainda em horário duplo aguardando que a autarquia procedesse às obras necessárias para poder funcionar no horário normal. O resultado desta imposição é dramático! As crianças da escola de Bairro têm aulas das 9h às 17:30h, mas estão divididas por 3 edifícios o que as obriga a deslocações de autocarro para poderem almoçar e frequentar as Actividades Extra-curriculares . O mais grave ainda é não terem auxiliares para garantir a sua segurança! Para estes 3 edifícios dispõem apenas de 2 auxiliares. A partir das 12h as crianças sozinhos ficam no recreio até chegar o autocarro do centro social (onde vão almoçar). Se o autocarro demorar 15 minutos eles ficam no recreio sem qualquer vigilância.
Em Riba de Ave, para que 2 turmas do 1º ano pudessem funcionar em horário normal, retirou-se do edifício a biblioteca escolar e mais uma vez não foram disponibilizadas as auxiliares necessárias para acompanhar o intervalo antes do almoço, as entradas e saídas destas crianças. Sem o apoio de voluntários e a boa vontade das auxiliares e da coordenadora, isto teria já resultado na impossibilidade de frequentarem a escola. Nestas escolas, os Pais querem que os seu filhos beneficiem deste horário, TODOS, mas em segurança, com conforto e os recursos necessários, não assim! Esta mudança deveria de ter sido planeada, concertada com a autarquia. Não se trata de fazer um aumento ao galinheiro no fundo do quintal, trata-se das crianças, da sua segurança, da sua educação e do seu bem estar!
Na EB1 de Pedome, não há auxiliar para acompanhar a pausa de almoço. As crianças ficam sem vigilância no recreio e os professores para as Actividades Extra-curriculares (Inglês, Educação Física...) ainda não foram colocados. Também na escola de Oliveira Santa Maria apenas foi apresentado o Professor de Educação Física mas nem ele tem dado as aulas.
Na EB1 de Casas, em Oliveira S.Mateus, já há professores para as Actividades. Contudo, a única funcionária lá colocada sai às 15h. As crianças não podem, por isso, ficar até às 17:30h e usufruir de actividades como Inglês, Expressões, Música, etc.
Estas são situações demasiado preocupantes para serem caladas. Procuramos sempre, em colaboração com a escola, contribuir de forma positiva para a melhoria do ensino e o sucesso escolar dos nossos filhos, mas face ao cenário actual nas nossas escolas só nos resta gritar o nosso descontentamento, a nossa preocupação e exigir uma rápida e eficaz resposta a estes problemas.
Fernanda Martins
Reunidos em Assembleia Extraordinária no dia 21 de Setembro, os membros da UAP-Pedome (União das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Pedome) fizeram o ponto de situação do arranque deste novo ano lectivo.Os problemas diagnosticados levaram a assembleia a decidir, por unanimidade, fazer esta denúncia pública. A insegurança e precariedade que se vive em alguns dos estabelecimentos de ensino é tal que os pais estão dispostos a tomar medidas drásticas se não for rapidamente encontrada uma solução.
No inicio do mês de Julho, a Equipa de Apoio às Escolas (DREN), alterou o horário de funcionamento da EB1 de Lagoços em Bairro e da EB1 da Avenida em Riba de Ave. Estas duas escolas funcionavam ainda em horário duplo aguardando que a autarquia procedesse às obras necessárias para poder funcionar no horário normal. O resultado desta imposição é dramático! As crianças da escola de Bairro têm aulas das 9h às 17:30h, mas estão divididas por 3 edifícios o que as obriga a deslocações de autocarro para poderem almoçar e frequentar as Actividades Extra-curriculares . O mais grave ainda é não terem auxiliares para garantir a sua segurança! Para estes 3 edifícios dispõem apenas de 2 auxiliares. A partir das 12h as crianças sozinhos ficam no recreio até chegar o autocarro do centro social (onde vão almoçar). Se o autocarro demorar 15 minutos eles ficam no recreio sem qualquer vigilância.
Em Riba de Ave, para que 2 turmas do 1º ano pudessem funcionar em horário normal, retirou-se do edifício a biblioteca escolar e mais uma vez não foram disponibilizadas as auxiliares necessárias para acompanhar o intervalo antes do almoço, as entradas e saídas destas crianças. Sem o apoio de voluntários e a boa vontade das auxiliares e da coordenadora, isto teria já resultado na impossibilidade de frequentarem a escola. Nestas escolas, os Pais querem que os seu filhos beneficiem deste horário, TODOS, mas em segurança, com conforto e os recursos necessários, não assim! Esta mudança deveria de ter sido planeada, concertada com a autarquia. Não se trata de fazer um aumento ao galinheiro no fundo do quintal, trata-se das crianças, da sua segurança, da sua educação e do seu bem estar!
Na EB1 de Pedome, não há auxiliar para acompanhar a pausa de almoço. As crianças ficam sem vigilância no recreio e os professores para as Actividades Extra-curriculares (Inglês, Educação Física...) ainda não foram colocados. Também na escola de Oliveira Santa Maria apenas foi apresentado o Professor de Educação Física mas nem ele tem dado as aulas.
Na EB1 de Casas, em Oliveira S.Mateus, já há professores para as Actividades. Contudo, a única funcionária lá colocada sai às 15h. As crianças não podem, por isso, ficar até às 17:30h e usufruir de actividades como Inglês, Expressões, Música, etc.
Estas são situações demasiado preocupantes para serem caladas. Procuramos sempre, em colaboração com a escola, contribuir de forma positiva para a melhoria do ensino e o sucesso escolar dos nossos filhos, mas face ao cenário actual nas nossas escolas só nos resta gritar o nosso descontentamento, a nossa preocupação e exigir uma rápida e eficaz resposta a estes problemas.
Fernanda Martins
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
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